Inbound Marketing para hotéis: atrair hóspedes com essa poderosa estratégia

As campanhas publicitárias ganharam ainda mais abrangência com a internet, e a aplicação de estratégias de inbound marketing para hotéis permite alcançar os mais variados tipos de hóspedes.

O marketing de atração voltado para o setor hoteleiro pode utilizar diversos recursos disponibilizados pelas ferramentas digitais. 

Os leads, como são denominados os potenciais clientes, são atraídos por fatores determinantes, como:

  • Atrações turísticas;
  • Espaço para descanso e lazer;
  • Férias e feriados;
  • Festas sazonais;
  • Passeios específicos. 

Para poder aproveitar hotéis, pousadas, albergues e campings, os turistas, antes de tudo, fazem uma pesquisa minuciosa para fechar um pacote ou contratar uma empresa de turismo.

Sendo assim, as empresas do ramo hoteleiro devem trabalhar de maneira adequada o inbound marketing e, assim, conseguem atrair os leads da melhor forma possível. 

Divulgação a partir do marketing de conteúdo

O inbound marketing é produzido a partir de estratégias que envolvem ferramentas específicas para a atração dos leads. 

Para isso, deve ser empregado o funil de vendas, dividido em três partes distintas: topo, meio e fundo.

Cada um desses segmentos permite uma forma de interação, onde são aplicadas 4 etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

Com a evolução da tecnologia, essa estratégia é muito utilizada dentro do Marketing Digital, onde uma campanha envolve ferramentas como e-mail, sites corporativos, blogs e aplicativos personalizados.

Para cada uma dessas ferramentas são desenvolvidos materiais voltados para o marketing de conteúdo, empregando a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca das plataformas de pesquisa. 

Isso garante que o algoritmo reconheça os textos sobre turismo, ou hospedagem, como algo de interesse dos usuários que fazem uma pesquisa relacionada à hotelaria e, em casos particulares, pousadas e albergues. 

Para as redes hoteleiras que querem garantir um ranqueamento adequado nos resultados de busca, podem investir em propaganda paga, como anunciar no Google Ads e se destacar no topo ou na base.

O marketing de conteúdo também pode ser aplicado no envio de e-mail, servindo como um meio de atração, caso o lead apresente algum interesse sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Dessa forma, o potencial cliente começa a jornada de compra e entra no topo do funil. 

Conforme ele apresenta interesse sobre o que está sendo ofertado, cabe à equipe de vendas atender às necessidades da melhor forma possível.

Isso inclui demonstrar atrativos interessantes dentro de um hotel ou em uma pousada, como:

  • Acesso facilitado;
  • Atividades ao ar livre;
  • Estacionamento gratuito;
  • Serviço de quarto.

Tudo isso pode ser trabalhado dentro das estratégias de inbound marketing, servindo como meios de atração, conversão e venda. 

O encantamento se dá na pós-venda, quando o então cliente utiliza as redes sociais para a divulgação em uma bolha própria, e outras campanhas podem ser feitas para que ele retorne a consumir, ou seja, a visitar o hotel.

Redes sociais permitem segmentação de público

Quando um lead se torna cliente cativo, ele pode fazer publicações sobre a experiência que passa ou passou dentro dos estabelecimentos voltados para a hotelaria. 

As empresas devem acompanhar essas postagens, podendo transformar uma foto, com o consentimento do cliente, vale deixar bem claro, em um anúncio junto ao Instagram Ads e valorizar a participação do consumidor, o que estimula ainda mais essa relação e posterior compartilhamento.

Aliás, as postagens em redes sociais podem ajudar na segmentação de público, conforme as ferramentas que as próprias plataformas digitais voltadas para esse setor disponibilizam. 

A criação de hashtags (#) facilita a identificação, além de reforçar o inbound marketing, quanto aos conteúdos publicados e que estão relacionados a determinado serviço, produto ou empresa.

Com isso, é possível rastrear as postagens e manter um relacionamento com o cliente, estimulando ao máximo a interação sempre que possível.

Por isso é importante saber como funciona o Facebook Ads e garantir que as publicações tenham um alcance considerável, mesmo com a segmentação de público.

Conclusão

As plataformas digitais são essenciais na aplicação do inbound marketing, além da formalização de parcerias comerciais que ajudam a abrir um canal de comunicação com os leads. 

Entretanto, é importante ter um acompanhamento pós-venda, com pesquisas interessantes e disponibilidade de ofertas e promoções, caso seja parte de uma cadeia de hotéis e pousadas. 

A estratégia de inbound marketing é eficiente por permitir um relacionamento prolongado e duradouro com os clientes. 

Ainda mais no ramo da hotelaria, em que é possível inovar desde a recepção até a hospedagem; e nos atrativos relacionados ao turismo, é imprescindível que as empresas invistam continuamente nesse modelo de divulgação e marketing.

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